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domingo, 25 de agosto de 2013

Projeto Aluno Integrado

Um dos principais objetivos da educação básica é levar os estudantes à construção de conhecimentos que os auxiliem na compreensão do mundo em que vivem. Há a perspectiva de que tal compreensão determinará o modo como os alunos se relacionarão com o mundo; não como meros coadjuvantes, mas como partícipes ativos e transformadores da realidade.
Neste sentido, os alunos tem o desafio de estar preparados para o atendimento das demandas trazidas pela Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Visto que a TIC está cada vez mais presente nas salas de aula, o Ministério da Educação criou o Aluno Integrado, curso que proporciona formação em TIC para estudantes da rede pública de ensino.
O Curso Aluno Integrado tem como tema central educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica. Esta proposta pretende dar prosseguimento à disseminação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela SEB/MEC com objetivo de implementar recursos contemporâneos em programas e projetos educativos, presenciais e/ou a distância, realizando estudos e pesquisas que promovam a qualidade da educação pública brasileira. Logo, destaca-se nesse movimento a articulação entre o fomento, a pesquisa, o ensino e a extensão, promovendo situações de debate e apropriação de recursos tecnológicos digitais, bem como sua aplicação e utilização na educação básica.


OBJETIVO GERAL:
- Oportunizar a alunos do Ensino Médio de escolas públicas qualificação no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em escolas públicas, com o apoio da TIC;
- Possibilitar o acesso de alunos de educação básica de escolas públicas à ambiente virtual ao ambiente aprendizagem e-proinfo;
- Promover o uso da TIC como possibilidade de desenvolvimento de projetos no Ensino Médio;
- Fomentar espaços de debate, por alunos e professores, sobre a utilização da TIC em situações de ensino e aprendizagem no contexto escolar;
- Propiciar aos participantes da formação o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso qualitativo da internet, processadores de texto, planilha de cálculos, banco de dados, software de apresentação, sistemas operacionais e manutenção de hardware;
- Promover a formação técnica de alunos e educadores no gerenciamento do laboratório de
informática;
- Contribuir para que alunos e pessoas da comunidade se qualifiquem para o mundo do trabalho, promovendo a socialização e a inclusão digital.

CARGA HORÁRIA:
- 120 Horas

DURAÇÃO:
- Curso: 4 (quatro) meses

PÚBLICO:
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino.

REQUISITOS:

* Aluno: ter no mínimo 2 (duas) horas diárias disponíveis para estudo;
* Escola pública do Ensino Médio: ter laboratório de informática, acesso à internet com velocidade mínima de 512kbps e permitir ao aluno o acesso a esse equipamento.

COMO É ORGANIZADO:
- É todo a distância – com a utilização de uma plataforma (e-Proinfo) desenvolvida especialmente para o aprendizado da informática a distância;
- É desenvolvido pela SEB, contando com a participação das universidades, secretarias de educação, Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) e instituições interessadas em disseminar a metodologia e promover a inclusão digital;
- Possui uma metodologia que facilita a escalabilidade e a disseminação, de modo que é possível atender a um grande número de educadores e alunos e garantir a continuidade do processo.

RESULTADOS ESPERADOS:
O Aluno Integrado visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio da TIC, tornando o educando apto a:
- Monitorar diversos ambientes informatizados;
- Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam ouso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
- Cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

PRINCIPAIS BENEFICIADOS:
Escolas públicas:
- Com o uso dos computadores em atividades pedagógicas, a escola aproveita atividades
curriculares e extracurriculares e abre espaço para a construção do conhecimento e a troca de experiências;
Gestores escolares:
- Ganham uma poderosa ferramenta para auxiliar seu trabalho e fortalecer vínculos com professores, alunos e comunidade escolar;
Professores:
- Podem planejar suas aulas aproveitando os recursos disponíveis no laboratório de informática, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem;
Alunos:
- O acesso à tecnologia permite explorar recursos que serão úteis na vida escolar e inserção no mundo do trabalho.
Comunidade:
- Professores e alunos monitores podem organizar oficinas, cursos e serviços, em horários livres do laboratório, direcionados a pais e familiares, aproximando, desta forma, a comunidade do cotidiano escolar e promovendo a inclusão digital e social;
Instituições públicas:
- Podem utilizar todo o conteúdo multimídia, ambiente virtual de aprendizagem e contar com o
apoio e experiência da SEB para implementar uma iniciativa de qualidade na melhoria da educação.

Há uma série de benefícios que o Curso Aluno Integrado possibilita a todos que dele participam, como por exemplo:
OPORTUNIDADE PROFISSIONAL:
- O uso das TIC está em expansão no Brasil e no mundo. Isso significa que mais profissionais
qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais,
empresas e outras instituições;
- O Programa contribui para que os alunos e educadores desenvolvam competências e habilidades para o gerenciamento de laboratórios de informática;
- O certificado e os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mundo do trabalho
AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS:
- Maior autonomia para utilização da informática e da Internet na realização de tarefas cotidianas;
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração on-line.
MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO:
- Novos recursos para facilitar o trabalho dos educadores que podem contar com apoio técnico e dedicar mais tempo às questões pedagógicas, integrando as tecnologias ao currículo;
- Maior motivação dos alunos tanto pela oportunidade de aprendizagem como também pela valorização do ambiente educacional;
- Ampliação dos potenciais e habilidades tecnológicas;
- Melhoria da assiduidade, pontualidade e responsabilidade dos alunos, uma vez que passam a valorizar mais a escola e sentem-se parte importante do processo social de formação humana e cidadã.

AVALIAÇÃO:
- Se dá por meio do acompanhamento das interações dos participantes nas atividades propostas no fórum de discussão, chat, postagem dos arquivos de textos nas ferramentas portfólio, registros no diário de bordo e exercícios de fixação, conforme definição do tutor.


CERTIFICAÇÃO:
Certificado de extensão emitido por uma Universidade Federal.

O projeto Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado. O objetivo deste projeto é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica tendo, como tema central, a educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica.

Dentro do projeto Aluno Integrado, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, em parceria com o Ministério da Educação, está promovendo o curso de Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado, para alunos matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de Minas Gerais.
O curso visa maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização.
Objetivos do Programa Aluno Integrado:
- Promover oportunidades de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes;
- Possibilitar que as escolas agreguem esses conhecimentos e mobilizem seus alunos a fim de intensificar o uso do laboratório de informática e, assim, a inclusão dessa escola na sociedade em rede;
- Potencializar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

O curso, ministrado a distância, tem uma carga horária de 120 horas, dividido em módulos. Neste curso, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática, hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais. O início está previsto para 20 de agosto, com duração de quatro meses.

Os alunos serão acompanhados o tempo todo por tutores da UFOP (à distância). À direção da escola cabe possibilitar ao aluno o uso do laboratório de informática (podendo organizar um cronograma de disponibilização do ambiente). A direção deve também estimular os alunos a realizar todas as atividades propostas (dentro do prazo estabelecido) até o final do curso, pois assim o aluno estará apto a ingressar no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que lhe possibilitem retorno financeiro.

Para acessar o ambiente de apŕendizagem, os alunos deverão entrar no site do e-proinfo (e-proinfo.mec.gov.br) e entrar com o usuário e senha cadastrados no site.Depois deve procurar o link cursos e escolher a opção “Aluno Integrado”.

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